yannlebossé

Os oradores nas Jornadas Internacionais

Yann Le Bossé

Professor no Departamento de Fundamentos e práticas em educação da Universidade Laval, em Quebec City

 Livros e direção de obras científicas

Le Bossé, Y. (2011). Psychosociologie des sciences de l’orientation : Un point de vue interactionniste et stratégique. Québec : Éditions ARDIS, 557 p.

Le Bossé, Y. (2011). Introduction à la psychologie contemporaine (5e édition). Québec : Éditions ARDIS.

Le Bossé, Y. (2012). Sortir de l’impuissance : Invitation à soutenir le développement du pouvoir d’agir des personnes et des collectivités. Tome 1 : Fondements et cadres conceptuels. Québec : Éditions ARDIS.

Yann Le Bossé é professor no Departamento de Fundamentos e práticas em educação da Universidade Laval, em Quebec City. Dirige o laboratório de investigação sobre o “desenvolvimento do poder de agir” de indivíduos e comunidades. Nos últimos 20 anos dedicou o seu trabalho de investigador a aprofundar os problemas teóricos, empíricos e práticos em torno do desenvolvimento do poder de agir. A sua abordagem inspira práticas de intervenção em domínios muito diferentes e em localizações e múltiplas culturas.
A importância que atribui às questões de postura profissional (abordagem cooperativa, negociação entre peritos em presença) e às finalidades do trabalho de acompanhamento (ajudando a recuperar o controle sobre sua própria vida, superar obstáculos aqui e agora) leva a que cada profissional reconsidere a sua posição e papel, mas também os dispositivos técnicos que mobiliza todos os dias.