achauvet3

Os oradores das Jornadas Internacionais, André Chauvet

André CHAUVET

Consultor, Director de André Chauvet Conseil (Marseille, France), Presidente-Fundador da Associação KELVOA

André Chauvet tem vindo a intervir nos últimos 25 anos na profissionalização dos técnicos que trabalham nos domínios da inserção e da mobilidade profissional (Balanço de Competências, Orientação, Inclusão…).

Especialista em questões de orientação e de “comprometimento/envolvimento” realizou muitos trabalhos a nível nacional (avaliação do dispositivo de Balanço de Competências, informação e aconselhamento sobre o RVCC). Desenvolveu uma abordagem específica ao “acompanhamento” (deliberativa, colaborativa e estratégica) com base no apoio à decisão e mobilizando o poder de agir no contexto de pessoas que são acompanhadas.
Muito envolvido na França nos debates atuais sobre a orientação e formação ao longo da vida, publicou vários artigos sobre o assunto. Prossegue a sua investigação em alguns domínios como a não- mobilização de recursos, a questão dos NEETs, as modalidades de apoio às pessoas, o impacto do digital sobre as práticas sociais e o acompanhamento, a mobilização do poder de agir das pessoas e as práticas de acompanhamento alternativo no âmbito da Colectivo KELVOA do qual é presidente e cofundador. Procura desenvolver uma filosofia e ética de acompanhamento que procura ter em conta quer o desenvolvimento socioeconómico, quer os hábitos quer ainda a singularidade de cada pessoa.
A sua concepção do acompanhamento implica uma modelização dos processos de trabalho que favorece, por parte de cada pessoa, a mobilização dos seus recursos e avançar para “o que tem valor aos seus próprios olhos.”