JORNADAS 23-25 de MAIO

1. ENQUADRAMENTO

No âmbito do trabalho colaborativo associado à constituição da PLATAFORMA NEET (ABC – Acções de Baixo para Cima) pretende-se organizar umas Jornadas Internacionais com  acções em torno de temas relacionados com os jovens em situação NEEF para estabelecer pontos de partida sólidos e consistentes para os 5 domínios de actuação da Plataforma, ou seja:

• Comunidade de Prática
  • Rede institucional
  • Auditoria participativa dos serviços de apoio aos jovens
  • Voz, participação e auto-organização dos jovens
  • Centro de recursos e plataforma electrónica

Esta semana de acções e de iniciativas públicas tem por ponto de partida algumas referências:

• a existência de um núcleo de entidades que num primeiro encontro realizado no Cecoa em 12 de Fevereiro exprimiu vontade em dar continuidade à intenção de criação da Plataforma num lógica ABC, ou seja Acções de Baixo para Cima;
  • a disponibilidade da Caixa de Mitos e do CECOA, ambos envolvidos em projectos ERASMUS+ a nível europeu para assegurarem um suporte-base a estas iniciativas;
  • a disponibilidade da Associação Europeia Kelvoa e da Universidade de Laval do Canada para garantir a presença (sem custos de deslocação e alojamento) de dois oradores internacionais nos eventos previstos (Yann Le Bossé e André Chauvet);
  • a existência de uma parceria informal em torno do Programa TAPAJ que reúne entidades que operam com jovens em situação de elevada dificuldade social na Região de Lisboa;
  • a disponibilidade da APES – Associação Promotora de Educação Social de organizar o seu Encontro Nacional de educadores sociais no âmbito desta semana NEET.

II. OBJECTIVOS

Com as JORNADAS INTERNACIONAIS LISBOA MAIO 2016 pretende-se:

1. Melhorar a capacidade de intervenção dos operadores que trabalham com jovens em situação NEET;
  2. Impulsionar iniciativas de base local e de auto-organização dos próprios jovens;
  3. Consolidar a Plataforma NEET-ABC para reforçar a cooperação, o trabalho em rede, a inovação e as iniciativas de cidadania activa.

III. ACTIVIDADES

Actividades ao longo das JORNADAS

TIPOLOGIA DE ACTIVIDADES

ENCONTRO DE ANIMADORES DE PROJECTOS:

DECLARAÇÃO NEET : elaboração participada de uma DECLARAÇÃO simples mas acutilante que reflicta pontos de vista centrais dos Jovens, das organizações e dos técnicos sobre a situação actual e as exigências e desafios da acção futura;

CONFERÊNCIA: Realização num auditório com oradores nacionas e internacionais.

JORNADAS DE PORTAS ABERTAS: ida de grupos de interessados a locais de interesse nos quais será possível conversar e debater se forma organizada sobre OPORTUNIDADES concretas;

FORMAÇÃO: acções de formação, workshops formativos de curta duração;

ENCONTROS DE JOVENS: encontros a serem promovidos e dinamizados pelos próprios jovens relacionados com os temas das JORNADAS

FESTA E CONVÍVIO: uma iniciativa de natureza mais lúdica que poderá reunir jovens, técnicos e entidades locais.

OFICINAS TEMÁTICAS:

DIALOGUE CAFÉ: